Blog » Novidades

Saiba como melhorar a produtividade na sua padaria com a mecanização dos processos

25/01/2023

Saiba como melhorar a produtividade na sua padaria com a mecanização dos processos

Se tem um alimento que é tradicional em todo o mundo é o pão. No Brasil, seu consumo diário é alto. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), somente em São Paulo, são vendidos 25 milhões de pães por dia. Além disso, existem nada menos do que 70 mil padarias espalhadas pelos municípios brasileiros. Considerando esse cenário, a panificação é um negócio lucrativo, mas para torná-lo ainda mais rentável, que tal saber como melhorar a produtividade na sua padaria a partir da mecanização dos processos? Confira! 

Por que a produtividade na sua padaria é importante?

Devido ao alto consumo de pão no Brasil, é claro que as padarias e panificadoras são estabelecimentos essenciais na economia do país. Dessa forma, os empresários do segmento precisam estar atentos aos métodos para otimizar seus processos. Afinal, aumentar a produtividade na padaria é sinônimo de lucro.

Para isso, a mecanização dos processos, com equipamentos de ponta, é um dos recursos mais utilizados. Aliás, com o maquinário correto é possível diminuir a mão de obra e ter mais lucratividade ao fim do mês. Além de contar com funcionários de confiança, é essencial que a panificadora tenha bons equipamentos para otimizar seus processos.

Esse tipo de investimento auxilia nas diferentes etapas de preparo, torna mais simplificada a rotina do padeiro e, assim, resulta em produtividade na rotina. Os bons resultados estão relacionados à qualidade dos equipamentos fornecidos para o trabalho. Por isso, os empresários devem buscar soluções que aliam qualidade e tecnologia, pensando em elevar o potencial produtivo da padaria. 

Mecanização: o caminho para a produtividade

Ao otimizar o processo de produção, a padaria se torna mais produtiva. Isso significa dizer que se torna possível produzir maior quantidade do produto e, em contrapartida, utilizar menos recursos. Com produtos de qualidade sendo produzidos em larga escala, consegue-se trabalhar com demandas maiores e preços mais competitivos.

Assim, o resultado desse cálculo é mais lucro e crescimento para a empresa. E a otimização dos processos engloba diferentes setores dentro da padaria, não apenas a produção. Ela inclui desde sistemas de gestão e caixa, até o maquinário para as etapas produtivas propriamente ditas. 

Dessa forma, é importante que o empresário entenda que mecanizar os processos na padaria não significa deixar a tradição de lado. Muito pelo contrário, afinal, investir em equipamentos de ponta pode representar o futuro do negócio. Todos esses recursos contribuem para o lucro da empresa, tornando-a mais produtiva e competitiva no mercado.

Nesse caminho, optar por equipamentos de qualidade é essencial. E contar com fornecedores de confiança é o primeiro passo, pois a aquisição de maquinário é um investimento alto, que deve ser feito com parcimônia e muita pesquisa.

Quais equipamentos são necessários para a produtividade?

Entre os equipamentos indispensáveis para uma rotina produtiva na padaria está a Amassadeira Espiral. Esse tipo de máquina é utilizado para o preparo de massas pesadas, como a do tradicional pão francês. Também pode ser utilizado para massas de pizzas e similares, visto que ela permite um batimento perfeito em menor tempo.

A Amassadeira Espiral se diferencia por ser uma máquina com estrutura reforçada, que garante a máxima qualidade no preparo de massas com baixo percentual de líquido. Entre os modelos disponíveis na Grano estão Amassadeiras Espirais com capacidades máximas que variam entre 25 e 200 quilos.

No caso de massas que variam entre pastosas e líquidas, como as misturas para bolos, cremes e coberturas, a Batedeira Planetária é um equipamento essencial. Na Grano, ela pode ser encontrada nas versões Manual e Automática. Com até 10 velocidades, três batedores, carro para remoção de tacho e capacidade para 40 litros de massa. E para facilitar a rotina, o Kit de Redução de 40 litros para 20 litros permite que a mesma batedeira seja utilizada nas duas versões.

Outro equipamento que não pode faltar para produções maiores é a Batedeira Planetária 60 litros. Trata-se de um lançamento da Grano que foi desenvolvido para bater massas pastosas, semi pastosas e líquidas em escala de produção industrial. Com ela, podem ser preparadas, por exemplo, misturas de bolos, cremes, coberturas, massas de biscoitos, entre outras massas mais pesadas. 

Mas as opções de equipamentos para otimizar os processos na padaria não param por aí. São dezenas de itens que ajudam a otimizar a rotina da equipe ao tornar mais simplificado o processo de produção das massas. Com isso, os funcionários conseguem se dedicar a outras atividades, aumentando a produção com o auxílio do maquinário adequado. 

Você sabia que a Grano é referência em equipamentos modernos e de alta performance para padarias, supermercados, restaurantes e pizzarias? Desde 2002, atua como parceira estratégica de negócios, fornecendo maquinários de última geração para otimizar os processos de produção. Para conhecer melhor nossos produtos, acesse nosso site ou, se preferir, entre em contato e converse com um de nossos especialistas. 

Compartilhe com alguém:

Galeria de Imagens